Riscos da Beleza - Parte I
A depilação a laser, por exemplo, é um método seguro e eficaz contra os pêlos que incomodam, mas tem suas contra-indicações de acordo com o tipo de pele, distúrbio hormonal, uso de medicamentos, doenças de pele, bronzeamento e outros fatores. A procura pela estética perfeita gera problemas no país há algum tempo. Quem não se lembra da ex-modelo Cláudia Liz? A loira, de 36 anos, ficou em coma no ano de 1996, após tomar a anestesia para realizar uma lipoaspiração. O objetivo era emagrecer dois quilos, mas a situação rendeu a ela dias desacordada no Hospital Albert Einstein e três anos de depressão, com seqüelas químicas no cérebro.
No mês passado, outros dois casos assustaram o país. Uma dona de casa de 33 anos, morreu intoxicada após realizar uma escova progressiva e uma estudante de hotelaria de 34 anos, foi internada após sessões seguidas de bronzeamento artificial.
Formol
Salões menores normalmente misturam os produtos em quantidades grandes de formol porque assim alisa melhor o cabelo, uma vez que nem todos têm condições financeiras de comprar produtos mais caros, que fazem os efeitos durar menos, porém com menores riscos.
Existem também cuidados necessários ao manusear certos produtos. Primeiro, é importante saber que nenhum tipo de alisamento pode ser feito encostando o produto no couro cabeludo. O tratamento também deve ser feito em locais ventilados, onde o profissional e o cliente utilizem máscaras, pois as substâncias, ao serem inaladas, podem gerar alguns tipos de reações alérgicas.
A quantidade de formol permitida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância) é de até 0,2% para cosméticos com funções conservantes e no máximo 5% para agentes endurecedores de unhas, mas esse valor não é respeitado por muitos profissionais. Irritação cutânea, queda de cabelo e problemas respiratórios são alguns dos problemas que podem ser causados pela inalação da substância.
Mesmo produtos que possuem essências como chocolate ou melancia possuem formol ou ácido fórmico. O formol pode irritar a pele, causando vermelhidão, dores e queimaduras, além de irritações nos olhos, câncer no aparelho respiratório, dor de garganta e até falência renal aguda. O ácido fórmico traz como conseqüência alergias, irritação nos olhos, vermelhidão, lacrimação e dermatites.
Tati Martins
3 Comments:
Tati linda! adorei as dicas e vou tomar os cuidados necessários!! bjussss
MUito bom, é sempre bom tomar muito cuidado com oq realmente estamos fazendo em relação ao corpo... sou mei contra a ditadura da beleza(acha q é pelo falo de ser meio gordinha)... hauhauhaua.... mas sou a favor du que todos façam as coisas para se sentirem bem consigo mesma... mas tomando todos os cuidados necessarios e naum passando dos limites...
Beijos meninas...
Visitem a editoria de Humor....
beijos
Muito legal esse assunto Tati, nunca é demais tomarmos conhecimento dos riscos que corremos e como podemos evita-los né?!?!
Bjs
Postar um comentário
<< Home