Que leão, que onça, que nada! Na selva urbana, o que a gente tem que domar mesmo são os cabelos. E, às vezes, parece que nem todo arsenal de pentes, escovas, cremes e até artilharia pesada como defrisantes conseguem controlar o volume impiedoso dos nossos fios. Mas, nada disso: o que é preciso é, sobretudo, boa vontade na escolha e uso das armas e alguns segredinhos na hora de lavar e secar.
Queratina: esse é o nome dela. Essa proteína fibrosa é o que garante elasticidade dos cabelos e sua impermeabilidade à água. Se estiver mal distribuída, o resultado são fios com estrutura irregular, um se sobrepondo ao outro, gerando o temido volumão. A falta de queratina e de hidratação também contribuem para o aumento da porosidade dos fios, o que abre as cutículas deixando a juba ainda maior.
Por isso, o primeiro e fundamental passo para domá-la é a hidratação. No salão, pelo menos duas vezes por mês e, em casa, fazendo a manutenção com cremes. Usando um condicionador pesado, sem enxágüe, já dá para ter um resultado emergencial. O cabelo vai ganhar mais peso e não vai encher tanto.
O segundo passo é reestruturar os fios, para fechar as cutículas e fazer uma reposição mineral uniforme.
O segredo está em casa, na manutenção, usando bons produtos. Eu, pessoalmente, indico os da linha Laminate, da Sebastian, que são excelentes e não funcionam como um simples silicone, que é apenas uma maquiagem e deixa aquela cabelo meio emplastado, sem movimento.
Um dos segredinhos está na lavagem. O shampoo deve ir direto no couro cabeludo. O ideal é não depositá-lo nos fios e fazer a lavagem do couro, com mecânica das mãos mesmo, massageando bem. Em seguida, enxaguar bem e tirar o excesso de água com a toalha, de preferência bem sequinha, reservada especificamente para o cabelo. Senão, o condicionador ou o leave-in, que vêm em seguida, não penetram, ficam pingando e vão todos para roupa. Já o condicionador, esse sim, direto nos fios. Ele não deve ir para o couro cabeludo porque vai secar ali, gerar caspa, seborréia, mal cheiro.
Seguindo essas instruções, a lavagem pode ser até diária, usando bons produtos, não há o menor problema. Está certo que a oleosidade natural do cabelo ajuda a controlar o volume. Mas, com o uso de condicionadores e leave-ins, é preciso fazer uma limpeza constante porque, com o tempo, acontece uma perda de umidade que fazem as cutículas se abrirem. E aí, começa tudo de novo. Os melhores, para esses casos, são os shampoos oleosos, para fios cacheados ou ressecados. É recomendável também as máscaras termoativadas, uma vez por semana. Essas são ótimas porque não precisam de touca.
O melhor aliado na hora de aplicar os cremes e pentear os fios volumosos são os pentes de dentes grossos e largos. Aqueles do tipo garfo, tridentes, de madeira, que são antiestáticos, são perfeitos. E, se acabar com o volume é, antes de mais nada, uma questão de honra, opte pelos cortes com fios longos e retos. Quanto mais pesado, menos chance de inflar.
Tati Martins
3 Comments:
Espero que o post ajude as meninas, que assim como eu, soooooooooooofrem pra domar os fios que insistem em ficar fora do lugar.
Eu esqueci de colocar aí que a Linha Garnier Fructis é ótima pra domar os fios, eu pelo menos gostei bastante; já a linha Seda não fez muito efeito não.
Mas o importante é usar aquele com que seu cabelo se identifica te deixando mais linda e poderosa.
BjOs da Tati Martins
Tati! =***
Coincidência que essa semana eu fiz uma cauterização(re-queratinização) em meus cabelos! tou amando! reduziu um pouco do volume e eles ficaram em um brilho só! e olha q foi a 1ª aplicação!!
eu fiz no salão,mas se quiser vc msm pode aplicar em casa.É Keramax da Skafe..Skafy..algo assim =P
aprovo a sugestão do post! =)
vai olhar lá em Músicas o último post! #)
bjo =**
Nossa, que texto bem explicado miga. Eu não tinha idéia de nada disso. Agora os shampoos tão cada vez mais específicos na sua linha né? O meu fica muito volumoso. Ai comprei um spray anti friz da avon, vai chegar vamos ver se ajuda. Beijocas!!!
Postar um comentário
<< Home